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19/07/2018
Gestão Empresarial
Gestão empresarial é um assunto que interessa a negócios de todos os portes.
Ainda que estejamos falando de uma empresa individual, onde o dono faz tudo sozinho, é imprescindível saber como conduzir ações voltadas ao crescimento sustentável do negócio. E claro, o dono não necessariamente deve ser o gestor do negócio.
Isso mesmo! Os processos de gestão devem possuir conhecimento específico e muito estudo. E todas essas habilidades são aprendidas!
Ainda mais, principalmente em pequenas e médias empresas, há mais tarefas do que mãos disponíveis para realizá-las, a atenção deve ser redobrada. Nesses casos, se faz mais do que necessário uma consultoria, tirando a centralização da gestão do dono, e passando para o processo.
O que é gestão empresarial?
Gestão empresarial essencialmente é uma estratégia de direcionamento de negócios visando a melhora dos resultados.
Contendo ações que envolvem o controle de finanças, organização de processos, a administração dos recursos humanos e materiais e tudo aquilo que é essencial para a sua manutenção.
Já podemos observar que é algo bem amplo, podendo abranger mais do que somente uma área.
E isso é necessário, só imaginar uma empresa. Suas inúmeras posições e competências, um sistema bem complexo, que depende do funcionamento adequado de todos os seus setores para otimizar o desempenho e alcançar resultados cada vez melhores.
Tendo tudo isso em mente, é primordial dominar conceitos e adotar as melhores práticas e ferramentas voltadas à gestão, crescimento e expansão dos negócios.

Qual a importância da gestão empresarial?
Já coloque na mente: Não se trata de um luxo, mas de uma urgência.
É um cenário mais competitivo e rápido, ter a visão do negócio e da operação é o melhor dos mundos. E é exatamente onde a gestão empresarial entra.
Uma gestão bem executada, irá otimizar processos e agir como um facilitador, delegando tarefas, auxiliando os colaboradores, organizando cronogramas, objetivos e metas. Além disso, a comunicação entre toda a equipe é feita a partir do gestor empresarial.
Por ser uma área bem estratégica, geralmente são ocupadas por pessoas mais seniores, com visão e experiência de mercado!
Pode parecer um cenário simples, mas vale ressaltar, são as falhas simples que mais geram o fechamento de empresas no Brasil.
Gastar mais do que fatura, manter equipamentos obsoletos, deixar de incrementar esforços de produtividade ou não implantar processos eficientes de cobrança. Isso tudo são falhas de gestão que não tardam a cobrar seu preço.
No final do ano passado, foi divulgado pelo IBGE que o país registra mais empresas fechando do que abrindo — e que esse é um movimento que se repete há dois anos.
E sabe um dos motivos mais recorrentes? A deficiência na gestão empresarial!
Como aplicar a gestão empresarial

Planejamento
Toda empresa precisa de metas.
Significa definir aonde ela almeja chegar para que seja possível estabelecer os passos para isso. O objetivo é claro: mitigar riscos, minimizar danos e conduzir o negócio aos melhores resultados.
Indicadores de desempenho
Há uma frase famosa no marketing, atribuída a Philip Kotler, que diz que “o que não é medido não é gerenciado”.
Ter indicadores de desempenho é uma forma de o gestor avaliar o seu negócio e identificar se ele caminha no rumo certo, em direção à concretização de seus objetivos.
Recorrer a ferramentas administrativas, como Análise SWOT, 5W2H e Balanced Scorecard — mais à frente, falaremos mais sobre elas.
Tecnologia
A complexidade da gestão empresarial não é de hoje, mas já foi bem pior. Antes boa parte era manual, mas como todo mal tem fim, hoje tem a tecnologia para automatizar atividades antes repetitivas.
São inúmeros os sistemas de gestão, como ERP, que oferecem relatórios e muitas outras funcionalidades para os setores.
Imagina o financeiro antigamente? Hoje temos registro de fluxo de caixa, que é uma das mais importantes ferramentas de controle financeiro em qualquer empresa.
Qualificação profissional
Como ponto final, a capacitação está sempre no topo de empresas.
Times talentosos que requerem cursos técnicos, de graduação e pós-graduação são um requisito obrigatório para quem está diante dessa missão.
Mesmo que uma consultoria de gestão seja contratada, o gestor não pode abdicar da responsabilidade e compromisso.
Tipos de gestão empresarial
Quando se fala em tipos de gestão empresarial, três são os principais modelos apontados pela literatura:

Cadeia de Valor: Objetiva elevar a sua rentabilidade, reduzir custos e tornar o negócio mais competitivo no mercado.
Ciclo de Inovação: Todos os esforços têm esse direcionamento e o objetivo é, mais uma vez, elevar a competitividade da empresa.
Ciclo de Deming: Foca na melhoria contínua, agilizando as ações e tornando a gestão mais eficiente.
Benefícios da gestão empresarial
Ao chegar até aqui, você certamente já identificou boas razões para se dedicar à gestão empresarial ou selecionar profissionais competentes para isso.
- Tomada de decisões mais assertiva
- Conhecimento ampliado sobre o mercado
- Aumento da lucratividade
- Redução de custos
- Eleva a produtividade e a eficiência
- Ajuda a definir e a realizar metas
- Permite planejar a empresa no longo prazo
- Torna os processos mais seguros e menos suscetíveis a erros.
Consultoria em Gestão Empresarial
A consultoria em gestão empresarial oferece um atendimento especializado capaz de ajudar o gestor a conduzir melhor suas ações e decisões à frente do negócio.
O diferencial está no conhecimento adquirido por experiências anteriores, nas quais consultores já enfrentaram e venceram desafios idênticos ou no mínimo parecidos.
Além disso, esse olhar externo é livre de vícios, ajudando a identificar gargalos e retrabalhos. Um ponto crucial para que o negócio cresça cada vez mais.
E por fim, em razão da necessidade de um planejamento estratégico bem executado e uma gestão mais eficiente, quem decide contratar uma consultoria pode mudar seu futuro e garantir o sucesso do seu negócio.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos consultores!